domingo, 22 de janeiro de 2017

II Encontro de Bandas do Alto Sertão



No dia 28 de janeiro as bandas das cidades de Delmiro Gouveia (Filarmônica Tenente Nicácio) e Água Branca (Filarmônica Santa Cecília) se apresentarão em Piranhas por ocasião das comemorações alusivas à padroeira da cidade. A filarmônica anfitriã (F. Mestre Elísio) também estará na programação que ocorrerá a partir das 21h30min, após a novena, na Esplanada do Recinto — Centro Histórico.
No repertório, além das peças tradicionais, teremos MPB e música regional.
Esse evento confraternizante realizado pelas três bandas do sertão alagoano teve sua primeira realização na cidade de Delmiro Gouveia, em outubro de 2015. Idealizado pelo maestro Bacalhau, terá segunda edição este ano na cidade de Piranhas.

Abaixo, breve histórico das bandas:


Filarmônica Santa Cecília (1922)



Maestro: Valério Amaral
Composição: 32 músicos

Hoje com 94 anos de existência, a Filarmônica Santa Cecília foi fundada em 22 de novembro de 1922 na cidade de Água Branca. Seus maestros fundadores foram: José Emiliano Vieira Sandes, Manoel Dias e Alexandre Torres. Posteriormente, atuaram os maestros José Caixeiro, Miguel Baião, José Marques Correia (o Zé Gonzaga), José Francisco Silva (mestre Zequinha), Expedito Aguiar e Walmir Fonseca de Souza. Atualmente composta por 32 músicos, tem como maestro o senhor Valério Amaral.


Filarmônica Mestre Elísio (1989)



Maestro: Willamy Franciel
Composição: 37 músicos

Em fevereiro de 1989 foi criada a Escola de Música Mestre Elísio. Seu nome é uma homenagem ao maestro pernambucano Elísio José de Souza (*1911+1978) que teve atuação marcante na cidade de Piranhas entre os anos de 1950 e 1960.

Mestre Bubu (Afrânio Menezes Silva), pão-de-açucarense discípulo do grande mestre Nozinho (Manoel Vitorino Filho — *1895+1960) foi o encarregado de capacitar os alunos e reunir veteranos solidários para estrear a banda no dia 7 de setembro de 1989. Com o falecimento de Bubu, em dezembro de 1991, mais um ex-aluno do grande mestre sertanejo assumiu a banda piranhense: o subtenente reformado da polícia militar de Sergipe Cícero Francisco de Brito (maestro Cafau — *1938+2009). Entre os anos de 1997 e 1998, a Banda de Música Mestre Elísio foi comandada por outro músico pão-de-açucarense: mestre Damião Ferreira Lima. Após mais um período com o maestro Cafau, em 2009 a banda passa a se chamar Filarmônica Mestre Elísio e é dirigida pelo maestro Cícero Campos (*1974), filho de Cafau. Desde dezembro de 2013 é regida pelo maestro Willamy Franciel "Leléo" (*1988), prata da casa, alçado das fileiras.


Filarmônica Tenente José Nicácio de Souza (2012)



Maestro: Ednaldo Alves do Nascimento (Bacalhau)
Composição: 35 músicos

Os trabalhos de banda de música em Delmiro Gouveia tiveram início com o pioneiro Delmiro Augusto da Cruz Gouveia no ano de 1915, onde ele criou a banda de música da Cia. Agro Fabril Mercantil. Nesse período, a banda teve como maestros: João Ribeiro, mestre Elísio de Souza, Expedito e o tenente José Nicácio de Souza (ex-regente da polícia militar de Alagoas) que desenvolveu um excelente trabalho em Delmiro Gouveia – tanto que a banda de música hoje leva o seu nome. Infelizmente, passou um tempo desativada e voltou a atuar em meados dos anos 2000 sob a regência do eterno e saudoso Walmir Fonseca de Souza que teve como sucessor Ednaldo Alves do Nascimento (maestro Bacalhau); este começou sua gestão em 17 de setembro de 2012 até os dias atuais.



Links:




Nenhum comentário:

Postar um comentário