quinta-feira, 9 de novembro de 2017

AMPA homenageia Maestro Cafau


No dia 15 de novembro, a Associação dos Músicos de Piranhas (AMPA), recém estabelecida, realizará seu primeiro evento na cidade.

Na Esplanada do Recinto, Centro Histórico, a partir das 19 horas, três bandas convidadas se apresentarão em tributo ao maestro Cafau/Cícero Francisco de Brito que aqui se estabeleceu no ano de 1992 para realizar o trabalho de consolidação da Banda de Música Mestre Elísio José de Souza, hoje Filarmônica Mestre Elísio, onde permaneceu até o ano de 2009.

Presidida pelo saxofonista Farney, a AMPA convidou os maestros Antônio Silva (Filarmônica Padre Manuel Araújo, Ribeirópolis/SE), Petrúcio Ramos (Orquestra Jaciobá, Pão de Açúcar), além do maestro Willamy Franciel (Filarmônica Mestre Elísio, Piranhas) para realizarem um concerto especial nessa noite.


Breve histórico das bandas:


  • Filarmônica Padre Manoel Araújo

A Filarmônica Padre Manoel Araújo, da cidade de Ribeirópolis/SE, foi fundada em janeiro de 2001. Estreou em julho do mesmo ano. Seu maestro é o músico, subtenente da reserva do Exército, Antônio Silva dos Santos  (1949), da cidade de Barra dos Coqueiros.

Tem participação ativa em vários encontros de banda no Estado de Sergipe e concursos em nível nacional. Venceu vários deles.

É atualmente gerida pela Sociedade Filarmônica Padre Manoel Araújo, criada em 2005. O presidente da associação Odair José da Silva é também o atual presidente da Federação de Fanfarras e Bandas de Sergipe.

Seu nome homenageia um padre, falecido em 2016, que teve atuação marcante na cidade durante mais de 20 anos. .



Da esquerda para a direita: Laércio (diretor musical da AMPA),
Odair (presidente da Sociedade Filarmônica Padre Manoel Araújo),
Maestro Antônio Silva, Farney (presidente da AMPA) e Romário (da comissão do evento)
(Ribeirópolis/SE, em 17/11/2017)

Sede da Filarmônica Padre Manoel Araújo
(Ribeirópolis/SE, em 17/11/2017)


Padre Manoel Araújo (in memoriam)



  • Orquestra Jaciobá

A  Orquestra Jaciobá, da cidade de Pão de Açúcar é fruto da atuação abnegada do maestro Petrúcio Ramos (1946), sub-oficial da reserva da Aeronáutica Brasileira.

Ultimamente sediada na casa do maestro, a Jaciobá sucede a Sociedade Musical Guarany, criada pelo maestro Manoel Vitorino Filho (mestre Nozinho) em 1918. Da Guarany saíram os primeiros maestros da Filarmônica Mestre Elísio (Bubu e Cafau).

Diretoria da AMPA visita Maestro Petrúcio Ramos (ao centro):
 Laércio (à esquerda), Farney (à direita), Romário (acima) e o amigo Pirré.
(Pão de Açúcar/AL, em 17/10/2017)



  • Filarmônica Mestre Elísio

Criada em fevereiro de 1989 e legalmente constituída em novembro de 2016, a Filarmônica Mestre Elísio  reverencia o maestro de origem pernambucana Elísio José de Souza (1911-1978) que atuou em Piranhas nas décadas de 1950 e 60.

Maestros da Mestre Elísio em seus 28 anos de história: Afrânio Menezes Silva Bubu (1989-91), Cícero Francisco de Brito Cafau (1992-96 e 1998-2009), Damião Ferreira Lima (1997-98), Cícero Campos de Brito (2009-13) e Willamy Franciel dos Santos Isidoro (a partir de 2014).



Maestro Cafau (in memoriam) na sede da Filarmônica Mestre Elísio à época,
antiga estação da rede ferroviária.
(Piranhas/AL, 2004)

Sede atual da Filarmônica Mestre Elísio
(Piranhas/AL, 2016)


Maestro Willamy Franciel
(Foto: Álvaro Moreira, 2014)

Maestro Cafau e Orquestra de Frevo
Da esquerda para a direita: Jorge (trombone), Farney (sax-alto), Thiago (percussão), Gilmar (sax-tenor), Ivan (percussão), Meminho (percussão), Sandrinho (trombone), Lobo (percussão), Maciel (trompete), Cristóvão (sax-alto), Jonas 
(sax-alto); atrás: Pedro (trompete), Andinho (sax-alto) e Giso (trombone).


Instagram: https://www.instagram.com/ampa2017/



Nenhum comentário:

Postar um comentário