Há nos arquivos da Filarmônica Mestre Elísio uma partitura remanescente da época em que o governo militar sugeria repertório patriótico às bandas, enviando-o às prefeituras com recomendação expressa para distribuição nas organizações musicais, acompanhada de um LP destinado às escolas de 1.º e 2.º graus.
Brasil pra frente (1976), também conhecida por Este é um país que vai pra frente, de autoria de Heitor Carillo (1924-2003), é mais uma de suas composições ufanistas, como Este é o meu Brasil, gravadas por Os Incríveis na década de 1970.
A partitura, sem as partes cavadas, tem anexada uma carta circular datada de 1.º de julho de 1976 e assinada pelo assessor-chefe cel. José Maria de Toledo Camargo (1926-2015).
Adaptado pelo maestro Vavá — Osvaldo Pinto Barbosa (1933-2019), 1.º Sargento Músico do Batalhão da Guarda Presidencial —, o arranjo original é de Osmar Milani (1920-2003), maestro, arranjador e compositor.
É uma marcha das mais representativas do período militar no Brasil. Utilizada pelo governo para promover a sua agenda política, foi um sucesso comercial executado em diversas ocasiões públicas, como desfiles militares e eventos esportivos, veiculadas nos meios de comunicação, como rádio, televisão e cinema.
Em geral, esse tipo de música era criticado por setores da sociedade que o viam como uma forma de silenciar as vozes críticas ao regime e de promover uma imagem positiva do governo que não correspondia à realidade.
REFERÊNCIAS
BARD. Músicas patrióticas do período militar. Disponível em: https://bard.google.com Acesso: 13 jan. 2024.
DICIONÁRIO Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Disponível em: https://dicionariompb.com.br/artista/vava-2 Acesso em: 13 jan. 2024.
GARCIA, Roosevelt. As Propagandas ufanistas do governo dos anos 70. Disponível em: https://vejasp.abril.com.br/coluna/memoria/as-propagandas-ufanistas-do-governo-dos-anos-70 Acesso: 13 jan. 2024.
PARAÍBA CRIATIVA. Osvaldo Pinto Barboza (Maestro Vavá). Disponível em: https://paraibacriativa.com.br/artista/osvaldo-pinto-barboza-maestro-vava/ Acesso: 13 jan. 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário